Nesta terça feira, dia 22 de fevereiro, foi realizado em Curitiba no prédio da FIEP próximo ao Jardim Botânico mais uma edição do RoadShow liderado por Fábio Hara e o time técnico e MVPs da Microsoft, este era composto por:

Palestrantes do RoadShow Curitiba 2011

Para Desenvolvedores que foi o evento que eu participei, os assuntos abordados tiveram como foco o Azure, Serviço de computação nas nuvens vendido pela Microsoft.

Entre os temas abordados posso citar:

  • Azure :  Escalabilidade, ampliação de instância conforme a necessidade, Web Role, Políticas de Retry, Tuning Performace ( verificação da saúde da aplicação)
  • Sql Azure: Confirmando que existe Banco Relacional na nuvem, possui a mesma engine.
  • Plataforma .Net ( WebForms, Asp.Net, MVC, HTML 5) Comparações entre WebForms e MVC.
  • WebMatrix: Interomperabilidade, exemplo de criação de blog do WordPress em PHP com execução Browser FireFox, adicionar helper Twitter.
  • Entity Framework (ADO.Net): Persistencia de dados e a diferença de entidade com tabela, pois uma entidade pode ser composta de várias tabelas.
  • Silverlight: RIA,versões e a evolução destas, os novos recursos na versão 5.0 como; Suporte para WebCam, XAML, Expression Studio integrando com o TFS/ALM
  • Desenvolvimento para Windows 7 : JumpList, Thumnails,ProgressBar
  • Processamento de Informações no Azure: Local processamento, Armazenamento, Passagem de Parâmetros.
  • Multi touch: Padrões universais.
  • SharePoint 2010 : Criaçao de lista, Deploy local/servidor, Workflow, Visio, Silverlight e DashBoard
  • TFS/ALM :  BackLog com excel trabalhando com workItem

As palestras foram de ótima qualidade técnica e profissional.

Após o evento houve uma reunião da Mesa Redonda para os influenciadores regionais que estavam presentes, entre nós estávamos presentes Eu (@mairaiantas), a única mulher da mesa, Rodolfo Marques ( @rodo__  ), Eduardo Ramiro (@edu1409), Marcio Althmann (@mfalthmann) e o Eduardo Spaki (@eduardospaki ).

Influenciadores Paraná

Pela primeira vez estive presente entre os influenciadores participando dos planos e objetivos que a comunidade tem para a região, foi muito interessante para mim, o que muito foi comentado sobre a dificuldade de se encontrar profissionais para o mercado de TI e sem dúvidas SharePoint é a área que está mais carente de mão de obra qualificada, então para os novos Devs que estão de olho. Fica a dica de mercado SharePoint.

Finalizamos a noite com muita descontração,chopp, conversas sobre assuntos não técnicos e muita risada. Posso dizer que sinceramente gostei e muito de estar presente, conhecer os profissionais e estarei de novo presente para um próximo RoadShow o/

Contem conosco! \o/ \o/

MM’s

Maira Iantas e Marcela Mariotti Peres

Anúncios